Anoreg/PR e Sou Legal oferecem serviço que facilita a comunicação de vendas de veículos

Anoreg/PR e Sou Legal oferecem serviço que facilita a comunicação de vendas de veículos

Parceria da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) com a empresa de tecnologia da informação Sou Legal, facilitou o serviço de Comunicação de Venda de Veículos no estado. Agora, os tabeliães de notas podem comunicar venda de automóveis diretamente ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), garantindo, assim, segurança jurídica durante a transação do bem.

O procedimento pode ser realizado no momento em que o vendedor vai ao tabelionato de notas para reconhecer firma do Recibo de Venda do Veículo. Basta estar com o documento de identificação e Certificado de Registro de Veículos (CRV) em mãos e assinado pelo comprador e vendedor do automóvel. Assim, as informações são repassadas de maneira online e em tempo real ao Detran.

Dessa maneira, o vendedor não corre riscos com a utilização posterior do automóvel, ou seja, a responsabilidade civil e criminal sobre o veículo, como em caso de acidentes ou multas, passa a ser do comprador.

De acordo com dados da Anoreg-PR, somente em 2019, a média de comunicados realizados nos ofícios extrajudiciais do estado foi de 13.250. A alta procura se deve à facilidade que o serviço possibilitou ao vendedor, ou seja, a conveniência de realizar tudo no cartório com segurança e economia de tempo e dinheiro, além de evitar a ida ao Detran e enfrentar filas para efetivar a comunicação da venda do automóvel.

O sistema de envios, denominado “Comunicar Venda”, foi idealizado pela Anoreg/PR, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB-PR) e o Detran, e desenvolvido pela empresa Sou Legal.

Para mais informações sobre o serviço, acesse as redes sociais da Anoreg/PR e ou o site http://www.anoregpr.org.br/.

Fonte: Assessoria de imprensa