AnoregBR - Anoreg/BR aborda o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) em live da Qualidade

AnoregBR - Anoreg/BR aborda o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) em live da Qualidade

Participantes do encontro online destacaram os benefícios em participar do Prêmio e a novidade da 17ª edição, a realização da etapa estadual

Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) promoveu, nesta quinta-feira (22.07), uma live para tratar do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). Com transmissão ao vivo pelo canal da Anoreg/BR no YouTube, o encontro online destacou os benefícios, evolução e objetivo do tradicional e reconhecido PQTA, que chega a sua 17ª edição.

Mais de 60 cartórios já estão inscritos no PQTA 2021. O primeiro a se inscrever em 2020 e em 2021 foi o Cartório de Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas de Caldas Novas (GO), sob titularidade de Leandro Felix de Sousa. “2016 foi o primeiro ano que participamos do Prêmio e já recebemos o ouro. Em 2017, conquistamos o rubi e estamos mantendo essa premiação, que nos estimula a continuar sempre no caminho da qualidade, por meio de outras certificações para melhorar nossos procedimentos. Com as adequações listadas no PQTA, nós conseguimos atender os nossos usuários com qualidade e mantendo o encantamento pelos nossos serviços, que é o que fideliza os clientes, que fazem a nossa propaganda. Nossos usuários estão 99% satisfeitos, e isso nos motiva a buscar uma evolução na prestação dos serviços”, afirmou o oficial.

Sousa ainda revelou que a participação no PQTA motiva os colaboradores. “Antes da participação no Prêmio, a equipe não tinha motivação e não pensava grande. Fomos à luta para implantar o sistema de gestão da qualidade, mudamos de sede e nos adequamos para conquistar grandes resultados, assim todos ficaram satisfeitos e usufruem dos benefícios que conquistamos, como o aumento da produtividade e da satisfação dos usuários, diminuição de prazos e custos. Participar do Prêmio nos proporciona uma evolução, em todos os sentidos, pois uma vez que os processos são implementados, geram resultados que são para sempre”.

Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da Apcer – empresa responsável pelas auditorias do Prêmio, destacou a evolução do PQTA ao longo dos anos. “Estamos desde 2012 com o PQTA, e é visível a evolução contínua. É muito importante juntar quem tem os mesmos propósitos, como confiança e segurança. A troca de boas práticas tornam os participantes mais sustentáveis. A checklist do PQTA tem como intenção ser um orientador com aspectos que proporcionam segurança aos cartórios. Montamos a checklist com todo cuidado para que cada item faça sentido para o grupo, esteja adequada para as questões dos participantes e que tratem de questões de sustentabilidade para trazer benefícios para o grupo, por meio da qualidade e excelência”.

A diretora da Apcer ressaltou que esta edição do PQTA será realizada em duas etapas: Estadual e Nacional. “As auditorias serão únicas, realizadas de uma vez, e as entidades estaduais poderão fazer suas premiações. As serventias que tiverem a melhor colocação na primeira etapa seguem para a Nacional”. O profissionalismo dos auditores que participação das auditorias também foi abordado na live. “É feita uma análise curricular do candidato, depois ele passa por um processo de seleção com entrevistas e indicações, por processo de qualificação e por fim, o acompanhamento contínuo para a calibragem do auditor, para que possa garantir o sucesso e segurança da operação”, explicou Alessandra.

Durante o encontro, Maurício de Oliveira Mota, auditor líder da Apcer Brasil e coordenador do PQTA, falou sobre o processo das auditorias. “Por ser um Prêmio, sempre buscamos atualizar os auditores e escolhemos profissionais com vivências em auditorias e que entendam da gestão da qualidade no espaço auditado. O profissional faz a auditoria visando entender como funciona a qualidade naquele ambiente, como ela foi implementada e procurando as evidências do cumprimento dos requisitos da ckecklist do PQTA. As auditorias podem ser realizadas remota ou presencialmente, e os requisitos são os mesmos para todos os participantes do Prêmio, levando em consideração a realidade de cada um”.

A live foi conduzida por Maria Aparecida Biachin, diretora da Qualidade da Anoreg/BR, que destacou os três Programas da Qualidade da entidade. “Visando aumentar a qualidade das Anoregs e de todas as serventias do Brasil, a Anoreg/BR está com três ações voltadas à qualidade, o primeiro Prêmio Nacional das Anoregs (PNA); o PQTA, que tem, e muito, a participação de cartórios de pequeno porte; e o inédito Programa Cartório TOP, que é um treinamento rápido e de baixo custo para a participação no PQTA e adequação a NBR 15906:2021”.

Inscrições até 30 de julho

Podem se inscrever no PQTA 2021 todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independentemente do tamanho, número de colaboradores e localização geográfica. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site, até 30 de julho de 2021.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR