Clipping – 24 Horas - Dados de cartórios indicam que Londrina pode ter 39 mortes por Covid-19

Clipping – 24 Horas - Dados de cartórios indicam que Londrina pode ter 39 mortes por Covid-19

Alguns casos ainda não tiveram exame confirmando a causa da morte

Dados obtidos pelo portal de transparência do registro civil apontam que Londrina pode ter até 39 mortes por coronavírus registradas entre março e maio deste ano. O número é quase três vezes maior do que o divulgado pela prefeitura, de que a cidade teria 14 mortes em razão da Covid-19.

O período também mostra que Londrina teve um total de 465 registros de óbitos nos meses, dado menor do que o ano passado, quando a cidade registrou 480 falecimentos.

Em conversa por telefone com o secretário municipal de Saúde Felippe Machado, ele explicou que muitas mortes registradas como coronavírus, podem ter sido provocadas por outras patologias.

“Tem caso de gente que morreu de dengue, mas não havia confirmado o exame e a certidão de óbito saiu com registro para Covid-19. Depois que o exame descarta a possibilidade, a certidão não é alterada e fica lá como coronavírus”, disse.

Questionado sobre os dados divulgados pela prefeitura, Machado informou que a secretaria só confirma morte por Covid-19 quando o resultado do exame atesta que, de fato a pessoa havia sido infectada pelo vírus.

No entanto, o secretário admitiu que dentro das 39 mortes divulgadas pelo portal da transparência, ainda há casos em investigação, então não é possível confirmar ou descartar a possibilidade de infecção.

Fonte: 24 Horas