Clipping – 24h - Conselho de Transparência de Londrina pede explicação por diferença em número de mortes por Covid-19

Clipping – 24h - Conselho de Transparência de Londrina pede explicação por diferença em número de mortes por Covid-19

Segundo a prefeitura, são 15 mortes. Mas cartórios indicam 54 óbitos.

 

Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCS) enviou um ofício (19.002.058074/2020-03) à prefeitura pedindo explicações sobre os dados discrepantes das mortes e de casos confirmados de coronavírus na cidade.

Segundo o conselho, especialmente os dados referentes aos óbitos em Londrina tem divergências questionáveis. Enquanto a prefeitura divulga que são 15 mortes desde março, dados de cartórios indicam que Londrina tem 54 óbitos confirmados ou suspeitos de Covid-19 no período, de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil.

A diferença entre esses números foram revelados com exclusividade pelo 24Horas. Na última quarta-feira (06) quando a reportagem foi publicada, os cartórios contabilizavam 39 mortes com quadro suspeito ou confirmado de coronavírus. Menos de uma semana depois, esses registros já chegam a 54 mortes – ou seja, 15 óbitos a mais.

A prefeitura, entretanto, fez pouco caso dos dados e tratou a informação como uma “fake news”. Em transmissão ao vivo no domingo (11) o prefeito Marcelo Belinati pediu para que a população “não compartilhasse esse tipo de informação“.

O secretário de saúde Felippe Machado, que estava durante a live, tentou explicar o que se passa. Segundo ele, os dados dos cartórios consideram todos os casos suspeitos ou que não tiveram exames confirmados, como causa “Covid-19”. Na semana passada, ao 24Horas Machado chegou a dizer que houve caso em que o paciente teve exame confirmado de dengue, mas no atestado de óbito a causa foi colocada como “Covid-19?”.

A interrogação ao final (?), em tese, informa que a causa é suspeita de coronavírus. Mas muitas delas não tiveram resultados de exames, ou sequer eles foram coletados.

A versão de Felippe Machado se contradiz com o que mostra o gráfico apresentado pelo portal da transparência dos cartórios. Conforme os gráficos que mostram as causas-mortis registradas na cidade, ainda as informações de outros óbitos – como por exemplo síndrome respiratória, pneumonia, insuficiência respiratória, septicemia, causas indeterminadas, e os demais óbitos – este por último representando a maioria das mortes, como as causadas por acidentes ou outras doenças não relacionadas por exemplo.

CONSELHO SUSPEITA DE OMISSÃO

Por telefone, a reportagem conversou com o presidente do Conselho Municipal da Transparência, Auber Pereira, que fez o pedido de esclarecimento à prefeitura. Ele diz que os dados referentes ao coronavírus que são divulgados pela Secretaria de Saúde, diferem também dos dados divulgados pelo Governo do Estado, além do Registro Federal, que considera as informações repassadas pelos cartórios.

Auber suspeita que há omissão na divulgação de dados, ou morosidade para publicá-los. Ele justifica isso com base no fato de que, em Londrina, cerca de 75% dos leitos de UTI estão ocupados.

A prefeitura disse que só confirmaria mortes por coronavírus em Londrina após ter resultado de exame, que comprovasse a doença. Mas com poucos exames e muitas subnotificações, Auber diz que falta informações e esclarecimentos do município – pois afinal, os cartórios também tem responsabilidade no registro de causas de morte, e essa discrepância atrapalha a compreensão das medidas de combate ao vírus na cidade.

A gente não sabe ao certo nem quantos casos são, ou quantas mortes“, diz.

Em março, quando houve o fechamento do comércio em Londrina, os casos de coronavírus na cidade chegaram a ter 5 confirmações por dia. A época, os dados divulgados pela prefeitura também divergiam dos que eram informados pelo Governo Estadual. A explicação foi de que o município tinha acesso mais imediato a resultados de exames feitos por laboratórios particulares.

15 MORTES OFICIALMENTE

Em última atualização divulgada nesta segunda-feira (11), a prefeitura de Londrina confirmou a décima quinta morte por Covid-19 na cidade. No boletim, a prefeitura informa que a morte aconteceu em 9 de maio.

Segundo o registro, a vítima tem 83 anos, é do sexo masculino e estava desde 21 de abril internado em hospital filantrópico, mas não chegou a ir para a UTI.

Ainda conforme a prefeitura, a cidade tem 112 casos confirmados e 88 recuperados. Já a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) diz que são 114 casos confirmados e 75 recuperados.

Fonte: 24H