Clipping - Band News - Cartórios começam a atuar na proteção patrimonial e pessoal de idosos

Clipping - Band News - Cartórios começam a atuar na proteção patrimonial e pessoal de idosos

Os cartórios de todo o Brasil vão começar a atuar na proteção patrimonial e pessoal de idosos. Nos cinco primeiros meses deste ano, houve 628 denúncias de violência contra a pessoa idosa, no Paraná, via Disque Denúncia 181, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Durante a pandemia, os idosos, considerado o grupo de risco, se tornaram mais suscetíveis a situações de violência, neste período. Por essa razão, os cartórios estão engajados no combate a violência de idosos.

A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná, Mônica Guimarães, afirma que se o cartório verificar qualquer tipo de coação ou violência denunciará o ato para as autoridades.

Os atos que vão receber maior atenção por parte dos cartórios do Brasil são envolvendo a antecipação da herança, a movimentação indevida de contas bancárias, vendas de imóveis, mau uso de fundos e qualquer exploração inapropriada ou ilegal de recursos financeiros e de patrimônio. Atos de violência que possam ser identificados serão informados ao Conselho Municipal do Idoso, à Defensoria Pública, à Polícia Civil ou ao Ministério Público.

Fonte: Rádio Band News