Abertas as inscrições do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

Abertas as inscrições do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

        PQTA 2019 contará com duas modalidades, com o objetivo de permitir a maior participação das pequenas unidades do País

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR. Nesta 15ª edição, o PQTA contará com duas modalidades de premiação: Pequenos Cartórios – para aqueles com até cinco colaboradores; e Médios e Grandes Cartórios – acima de cinco colaboradores. Clique aqui e faça sua inscrição.

Promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o PQTA tem como principal objetivo auditar e premiar os serviços notariais e de registro de todo o País. Neste intuito, a criação de duas modalidades diferentes de premiação visa possibilitar a participação de todas as serventias do país no certame.

“Neste ano, o PQTA terá duas modalidades para que possamos realmente ter cartórios de pequeno porte, com até cinco colaboradores, galgando o Prêmio Diamante. Então, os requisitos são os mesmos para todos, mas as condicionantes para os Prêmios Ouro e Diamante são diferenciadas em virtude das especificidades dos cartórios pequenos”, afirma a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

O PQTA 2019 terá nove critérios de avaliação das unidades: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e do Controle de Dados, Gestão da Inovação e Compliance. Neste ano, o Prêmio Destaque será concedido à serventia com as melhores práticas no quesito Gestão da Inovação.

“Nos últimos anos, o PQTA vem conferindo Prêmio de Destaque para os cartórios que demonstrem a adoção de práticas inovadoras em determinado requisito. Neste ano, o Prêmio Destaque será para Gestão da Inovação com eficiência, ineditismos e com o que chamamos de ‘efeito multiplicador’. Ou seja, a Gestão da Inovação tem que atingir o usuário dos nossos serviços. A população tem de sentir que algo está sendo feito por aquele cartório para modificar, simplificar, descomplicar as suas atividades”, explica Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

Como forma de garantir a integridade nas notas, o PQTA 2019 contará mais uma vez com a auditoria independente da APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

“O objetivo do Prêmio Qualidade Total Anoreg/BR é justamente incentivar as serventias notariais e registrais a se aprimorarem, prestando serviços de qualidade e agilidade. E os reflexos são evidentes nas administrações dos cartórios, que hoje apresentam uma gestão mais moderna, utilizando os novos recursos disponibilizados pela era digital”, afirma o presidente da Anoreg/BR, Claudio Marçal Freire.

Corregedoria
Pelo segundo ano consecutivo, o PQTA contará com o apoio oficial da Corregedoria Nacional de Justiça. “O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR é uma iniciativa que vai ao encontro do trabalho da Corregedoria, pois, além do prêmio, ajuda a disseminar boas práticas que possam inspirar outros cartórios na busca da excelência na gestão de sua serventia e na prestação dos serviços oferecidos”, disse o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Presente na cerimônia de entrega do PQTA 2018, o juiz da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Marcelo Tossi, afirmou que a iniciativa da Anoreg/BR é extremamente louvável. “Todos que trabalham com o extrajudicial, sejam notários, registradores ou o Poder Judiciário, sempre buscam a melhoria na qualidade dos serviços. A iniciativa da Anoreg/BR de instituir um prêmio de qualidade mostra que a classe de notários e registradores tem como meta também prestar o melhor serviço para a população. E nisso o prêmio é essencial e de grande relevância”, afirmou ele.

“O Prêmio da Anoreg/BR é um incentivo para que notários e registradores exerçam suas funções com qualidade. Desta forma, eu conclamo a todos os notários e registradores que participem da premiação”, também comentou o juiz auxiliar e secretário-geral adjunto da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Márcio Evangelista Ferreira da Silva.

Sobre o PQTA
Instituído em 2005, o PQTA busca fomentar entre notários e registradores a ideia de que um atendimento de qualidade e uma gestão eficiente são essenciais não apenas para a melhoria do ambiente de trabalho de notários e registradores, mas também, como forma de aumentar a satisfação dos usuários e gerar bons frutos para o setor.

A 14ª edição do Prêmio – entregue em novembro de 2018 – bateu recorde no número de inscritos: foram 201 cartórios de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal – um aumento de 55% em relação a 2017. No comparativo entre as últimas sete edições, os números são ainda mais significantes: de 2012 a 2018 houve um crescimento de mais de 300% no número de inscritos: de 43 para 201 cartórios.

O PQTA 2018 também bateu recorde no número de premiados, com 181 cartórios sendo reconhecidos. Com 36 unidades, o Estado de São Paulo foi o recordista de serventias premiadas, ganhando ainda o destaque de Estado com o maior número de inscritos. Na sequência, vieram os Estados de Goiás, com 27 representantes, Mato Grosso, com 26 serventias ganhadoras, e Santa Catarina, com 16.

As inscrições para a 15ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR se encerrarão às 18h do dia 14 de junho de 2019. A cerimônia de entrega da premiação será realizada durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro na cidade de Aracaju, em Sergipe.

Clique aqui e faça sua inscrição.

 

Foto e Fonte: Anoreg-BR