Cinco Cartórios do Paraná recebem o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

Cinco Cartórios do Paraná recebem o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

Em sua 15ª edição, iniciativa anual da Anoreg/BR avaliou unidades em 10 critérios qualificando-as nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze

O Paraná teve cinco cartórios vencedores na cerimônia de entrega do 15º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), realizada na noite do último dia 28 de novembro na cidade de Aracaju (SE) e que reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 162 cartórios de todo o País. Os premiados paranaenses são do registro de imóveis, sendo um na categoria Prata, um na Ouro e três na Diamante.

Além das serventias do Paraná, cartórios de outras 21 unidades federativas do País foram premiados. Entre essas unidades, 78 receberam a condecoração na categoria Diamante, 32 na categoria Ouro, 26 na categoria Prata, 2 na Bronze. O Estado de São Paulo liderou o número de unidades premiadas, com 25 cartórios, seguido por Goiás, com 21 representantes, Minas Gerais com 19 e Ceará com 17 serventias premiadas.

“O PQTA é muito importante para a atividade notarial e de registro porque é um Prêmio que estimula nossos colegas ao aperfeiçoamento e melhor gerenciamento das serventias,   o que reflete em benefício ao usuário e à população. O recorde no número de inscritos e premiados é uma felicidade para toda a atividade extrajudicial brasileira”, afirmou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire.

O Serviço de Registro de Imóveis de Pontal do Paraná foi um dos premiados nesta edição do PQTA, na categoria Prata. Para o oficial daquela serventia, Jorge Susumu Seino, a iniciativa contribui para com a busca por melhorias e a entrega de um serviço cada vez com mais qualidade e celeridade.

“O PQTA oportuniza a busca pela excelência, já que aponta os pontos fortes e fracos em todos os quesitos que compõe a avaliação. Os pontos fracos indicados servem para oportunizar as futuras melhorias, enquanto que os pontos fortes, mostram o acerto e por isso os esforços devem ser utilizados para mantê-los. O resultado final visa a excelência na prestação dos serviços com a consequente redução de custos, aumento da satisfação dos usuários e bem-estar dos colaboradores”, destacou.

Na categoria Ouro, o Serviço de Registro de Imóveis de Guaratuba foi o cartório premiado. O oficial Gabriel Fernando do Amaral, que também é presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), falou sobre a participação, a importância do PQTA e suas características. “Participar do PQTA, conhecer os requisitos, os itens avaliados, as experiências bem-sucedidas de outros colegas, chamou a nossa atenção para a necessidade de adoção de melhores critérios de aferição de qualidade do serviço e de qualidade da gestão do cartório como um todo”, explica.

“Vemos a importância de monitoramento do desempenho individual dos colaboradores, da satisfação do usuário em situações pontuais, e do estabelecimento de padrões de ação para atividades administrativas que não dizem respeito à atividade fim do cartório. O processo como um todo, em suma, revigorou o sentimento de profissionalismo no desempenho da atividade registral”, disse.

Amaral considerou ainda que a participação no PQTA foi “uma experiência muito positiva entre os colaboradores, no que diz respeito ao engajamento de propósito e no espírito colaborativo. Nossos índices de satisfação de clima interno têm confirmado maior disposição para o trabalho, com melhorias na comunicação entre os colaboradores e desses com o Registrador. Acredito que os melhores efeitos das mudanças implementadas foram a percepção do exemplo, o estímulo gerado pelos novos desafios, e a satisfação em cumprir nossa missão, que é garantir segurança jurídica e publicidade das transações imobiliárias com agilidade e excelência”.

O presidente da Aripar finalizou sua fala incentivando os demais registradores paranaenses a participarem da iniciativa. “Temos muitos colegas com trabalhos excelentes em andamento, e isso em todas as espécies de cartórios. A melhor dica que eu dou para quem pensa em iniciar o processo é valorizar o seu próprio trabalho, e visitar colegas próximos que podem auxiliar na percepção de erros, acertos e oportunidades de melhoria”, encerrou.

Na categoria Diamante, os três premiados foram das cidades de Cambé, Maringá e Londrina.

Para o registrador do 1º Serviço de Registro de Imóveis de Maringá, Fernando Matsuzawa, a conquista se deve graças ao empenho de todos. “Estamos muito felizes pela premiação máxima do PQTA, o que iniciamos logo quando assumi em 2017. Desde então, foi um processo contínuo de melhoria, em todos os setores do cartório, aspectos de liderança, satisfação do cliente externo, preocupação com os nossos colaboradores e uma gestão de pessoas bem aplicada. Tudo isso feito com base em um planejamento estratégico, onde estabelecemos os objetivos vinculados à visão, missão e valores e a partir disso, criamos os planos de ação voltados para essa melhoria contínua”, salienta.

“A premiação é fruto de um trabalho feito ao longo de quase três anos e que estamos muito contentes com o resultado, decorrente das práticas de gestão de qualidade. Minha equipe e eu estamos muito felizes por essa conquista e acredito que hoje podemos dizer que estamos entre os melhores cartórios do Brasil, sempre preocupados com os usuários, proporcionando a eles um bom atendimento, em um prazo reduzido”, enfatizou Matsuzawa, que atualmente também é tesoureiro da Aripar.

A oficial do 1º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina, Caroline Feliz Sarraf Ferri, celebrou a conquista recebida pelo segundo ano consecutivo de participação no PQTA. “O comitê gestor agradece imensamente a equipe que, com engajamento e propósito coletivo, propiciou essa conquista”, comemora.

O compromisso com a qualidade e gestão inovadora é um desafio diário, gerar esse movimento na serventia, de elevação da satisfação em todos os sentidos e direções, é uma tarefa árdua, cujo foco da equipe é essencial, subsidiada por medições e indicadores. Por tudo o que foi dito, só temos a agradecer e enaltecer o empenho dos parceiros e time coeso do 1º RI de Londrina”, enalteceu a registradora, que por sua vez, faz parte do conselho fiscal da Aripar.

E ainda, o Registro de Imóveis de Cambé, tendo à sua frente a registradora Daniele Michalowski Cosechen, foi o quinto cartório premiado na 15ª edição do PQTA. “Alcançar a categoria Diamante representou a gratificação de todo um trabalho que vínhamos fazendo na serventia voltado a entregar, a cada protocolo, um serviço de excelência técnica e de atendimento” explica a oficial.

“É o primeiro ano que o Registro de Imóveis de Cambé participa do PQTA, passando por auditoria de gestão de processos e qualidade, tendo sido um desafio para toda a equipe. Porém, hoje, a busca pela excelência evidencia uma melhora dos serviços prestados e da própria rotina da serventia. Alcançar esse prêmio só foi possível graças ao engajamento da equipe e ao feedback dos nossos usuários, que são quem nos motivam a buscar diariamente, a excelência nos serviços prestados. Foi uma honra e uma grande alegria participar da premiação da qualidade da Anoreg”, comemorou Daniele.

Prêmio Destaque

Além das suas quatro categorias tradicionais, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019 também realizou a entrega do Prêmio Destaque – que anualmente premia o cartório com as ações mais completas relacionadas a um determinado requisito do certame e que é definido pela comissão organizadora do evento.

Neste ano, o Prêmio Destaque foi entregue para as ações relacionadas a Inovação, com três eixos de gestão: eficiência, ineditismo e efeito multiplicador.

“No eixo eficiência, temos a conjugação de vários fatores que levam os nossos usuários a um atendimento mais rápido, sem perder a segurança e a eficácia que os atos devem ter. Já no eixo do ineditismo, temos histórias que trouxeram novidades para o nosso setor, no âmbito da tecnologia. E por último, temos o efeito multiplicador, que é a capacidade que alguns cartórios demonstram de ter práticas e gestões tão eficientes que a Comissão Organizadora considerou que devem ser multiplicadas para todos os notários e registradores do país”, explicou a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

O cartório vencedor do Prêmio Destaque Inovação Eficiência foi o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro, onde foram realizados os primeiros contratos estruturados do registro de imóveis do Brasil. No eixo ineditismo, o vencedor foi o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São José do Rio Pardo. Já o destaque em Inovação Efeito Multiplicador foi entregue para o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema (SP).

Avaliação

Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.

Os cartórios são avaliados com base em 10 critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

Para acessar a lista completa dos ganhadores, clique aqui.

Fonte: Assessoria de imprensa