Clipping – Maringá Post - Em 2016, 32 pessoas nasceram no dia 29 de fevereiro em Maringá. No Paraná, foram quase mil

Clipping – Maringá Post - Em 2016, 32 pessoas nasceram no dia 29 de fevereiro em Maringá. No Paraná, foram quase mil

A chance de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.461. Isso porque essa é uma data que só se repete de quatro em quatro anos. Apesar da menor frequência da data, muitas pessoas no Brasil nascem nesse dia, e é importante os Registros Civis sejam realizados de forma que conste a data correta na certidão de nascimento.

Segundo Elizabete Vedovatto, oficial de registro civil do município de Colombo e presidente do Instituto De Registro Civil De Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), não é possível, nem que os pais queiram, alterar a data de nascimento da criança ao registrá-la.

“Os registradores devem cumprir a informação que vem na DNV, documento preenchido pelo profissional de saúde no ato do nascimento de um bebê”, explica Elizabete.

Conforme a Lei nº 12.662, de 2012, a DNV deve conter nome e prenome do indivíduo, sexo, data, horário e município de nascimento, além dos dados da mãe.

“A data de nascimento constante na certidão será sempre a data correta, neste caso 29 de fevereiro”, reforça a oficial.

Mas as pessoas nascidas nessa data terão sempre essa peculiaridade na hora de comemorar seus aniversários.

Há aqueles que comemoram no dia 28/2 ou 1/3, mas também os que brincam dizendo que só envelhecem a cada quatro anos.

Em 2016, último ano bissexto ocorrido, foram registrados 12.522 nascimentos no dia 29 de fevereiro no Brasil, quase o dobro do número de 2012, quando 6.621 pessoas nasceram no mesmo dia e mês.

Fonte: Maringá Post