Clipping - O Tempo - Imóvel irregular perde um terço do valor

Clipping - O Tempo - Imóvel irregular perde um terço do valor

Falta de documentos inviabiliza herança

Adquirir um imóvel costuma ser o investimento mais expressivo que uma pessoa faz na vida, mas, estranhamente, ignora-se que o bem pode vir a perder até 35% do valor de mercado por falhas na documentação que impeçam sua negociação futura ou que inviabilizem a transmissão dele para os herdeiros, no caso de morte do proprietário.

É inaceitável um comprador deixar de verificar a fundo a documentação do imóvel, que varia conforme o caso e exige uma assessoria jurídica especializada que não se confunde com a do corretor de imóveis. A falta de cuidado explica tantas pessoas se arrependendo por terem comprado terrenos em loteamentos clandestinos ou que foram enganadas para pagar mais caro por um lote num condomínio fechado, sendo que depois descobrem que se tratava de um simples loteamento, sem qualquer regulamentação que desse sustentação à cobrança da taxa associativa que mantém os serviços de portaria e segurança de um condomínio fechado.

Inúmeros são os casos de compradores que somente anos depois descobrem que o apartamento de cobertura não é realmente uma cobertura, mas sim um apartamento-tipo que invadiu o terraço do edifício. Há ainda apartamentos térreos com obras irregulares que exigem custos elevados para serem regularizadas.

Em alguns casos, somente quando o fiscal ou engenheiro do banco comparece para avaliar a casa, a loja ou o galpão para que o financiamento imobiliário seja aprovado é que o comprador descobre a falta de Baixa de Construção/Habite-se, o que resulta na recusa do agente financeiro em fazer o financiamento.

São milhares os casos de compradores que, após assinarem o Contrato de Promessa de Compra e Venda e pagarem o valor do imóvel, são surpreendidos com a impossibilidade de fazer a escritura e registrá-la no Ofício de Registro de Imóveis. O maior erro é deixar as pendências sem resolver, pois arriscam perder o imóvel em decorrência de uma execução judicial contra o vendedor, que ainda figura como proprietário. O problema é que, com o passar dos anos, a situação se agrava, especialmente quando o vendedor e seus herdeiros falecem e a ação de usucapião, que tem alto custo, passa a ser a melhor solução para regularizar a propriedade.

Inúmeras são as brigas familiares provenientes de um imóvel que deixa de fazer parte do inventário por falta de registro regular, pois o comprador só pensou na posse. Ao se esquecer de transferir a matrícula para seu nome, criou um conflito para filhos, noras e genros, que ficam impedidos de vender o imóvel para dividir o dinheiro e, assim, ter paz.

Estas são apenas algumas das razões dos milhares de processos judiciais que discutem posse, rescisão e indenizações de negócios que poderiam ser bons. Cabe ao proprietário regularizar previamente seu imóvel para evitar problemas, desvalorização e conflitos no caso de herança. Deixar para depois é prejuízo certo.

Fonte: O Tempo