TJ/PR - Quase 6 mil audiências foram realizadas no Paraná durante a Semana Nacional da Conciliação

TJ/PR - Quase 6 mil audiências foram realizadas no Paraná durante a Semana Nacional da Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação chega ao último dia de campanha com quase 6 mil audiências realizadas em todo o Estado. A partir desse trabalho, mais de 6 mil paranaenses foram atendidos com a possibilidade de resolverem suas questões por meio de acordo.

Todas as ações realizadas no Estado, e também os números atuais referentes às conciliações, podem ser acompanhados acessando a página: www.tjpr.jus.br/semanadaconciliacao.

Conciliômetro

A 2ª Vice-Presidência do TJPR, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), criou o Conciliômetro - uma ferramenta capaz de mensurar os dados referentes às audiências de conciliação e mediação realizadas em todo o Estado. Com isso, é possível verificar, em tempo real, os números alcançados pela resolução consensual de conflitos no Paraná inteiro.

Um primeiro balanço feito por meio dessa ferramenta mostrou que, de janeiro até o final do mês de setembro, mais de 300 mil audiências de conciliação e mediação foram realizadas pelo Poder Judiciário paranaense, com mais de 55 mil acordos firmados e quase 94 mil cidadãos atendidos.

O levantamento ainda destacou o trabalho desenvolvido na fase pré-processual (com conflitos que ainda não têm processos ajuizados) pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs): nestes casos, o índice de acordo chega a 75%.

Fonte: TJ/PR