Anoreg/PR participa de live sobre ações dos cartórios em tempos de pandemia

Anoreg/PR participa de live sobre ações dos cartórios em tempos de pandemia

A presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), Mônica de Macedo Dalla Vecchia e a presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Mariana Carvalho Pozenato Martins, participaram, nesta terça-feira, 26 de maio, de uma live no Youtube, para tratar do tema “Ações realizadas nos cartórios paranaenses, durante a pandemia do Covid-19”. Contribuíram para o debate o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do estado do Paraná (TJ/PR), desembargador José Augusto Gomes Aniceto, a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Ana Paula Kaled Accioly Rodrigues da Costa e o supervisor da Assessoria Correcional no Extrajudicial, Carlo Sugamosto Filho. A iniciativa do evento foi da Txai Desenvolvimento.

A live foi conduzida pela diretora executiva da Txai Desenvolvimento, Denise Fernandes da Cruz, que agradeceu a presença de todos. “O movimento ‘Cartórios em Ação’ está conseguindo excelentes resultados, pois vários titulares de cartórios brasileiros estão atuando com celeridade na tomada de decisões importantes para este momento de pandemia. A série de lives com os tribunais estaduais está aproximando os desembargadores e suas equipes, dos titulares de cartórios, proporcionando decisões em conjunto para o benefício da sociedade”, pontuou.

Durante a atividade, o desembargador José Augusto Gomes Aniceto apresentou as medidas tomadas, por parte dos cartórios, para a manutenção do atendimento ao público. “Foi desenvolvido um estudo sobre a situação atual, onde estabelecemos estratégias, oferecendo ações alternativas à população. Os cartórios são serviços essenciais e indispensáveis para o funcionamento da sociedade e, por isso, defendemos a tecnologia nesse sentido, com a utilização das centrais eletrônicas, por exemplo”, salientou Aniceto, ao citar, ainda, que foram publicadas portarias no Paraná, de acordo com os provimentos do CNJ, em prol da sociedade e dos serviços prestados pelo extrajudicial.

A presidente da Anoreg/PR, Mônica de Macedo Dalla Vecchia, destacou na live “o bom relacionamento dos institutos do Paraná, que representam os agentes delegados de todas as especialidades, com a Corregedoria Geral da Justiça, que tem atendido e sendo sensível ao nosso pleito e às nossas dificuldades”. Mônica enalteceu também “o ótimo funcionamento das centrais eletrônicas, neste momento de pandemia, que ajudaram a população a ficar em casa, mantendo o distanciamento social, indicado pelos órgãos de saúde”.

Ela também defendeu que o “Conselho Nacional de Justiça revisse a decisão de proibir que as centrais estaduais repassassem seus custos aos usuários, pois são entidades privadas e, para manter seu funcionamento, precisam auferir renda e, esse preço praticado pelas plataformas, é necessário para o custeio de funcionários, suporte técnico e tecnologia”, concluiu.

Já a presidente da Aripar, Mariana Carvalho Pozenato Martins, destacou a importância da plataforma digital do Registro de Imóveis e suas facilidades para a população. “A Central dos Registradores de Imóveis do Paraná foi essencial para que os cartórios pudessem atender a população nesse momento de pandemia. Nós conseguimos prestar todos os serviços que também são oferecidos no balcão. Todos os 200 registradores de imóveis do estado operam na plataforma, trazendo, assim, a padronização dos serviços”, enfatizou a presidente que, ainda, ressaltou que atendimentos agendados também estão sendo oferecidos, com todos os cuidados de prevenção necessários aos usuários.

Na sequência, a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral, Ana Paula Kaled Accioly Rodrigues da Costa, reforçou a relevância da atividade registral e notarial por meio das plataformas virtuais e a modernização do atendimento, “por meio da tecnologia e promovendo assim, a unificação dos serviços, como por exemplo, com a assinatura digital, atos por videoconferência, entre outros, visando sempre, a segurança jurídica”, considerou.

O supervisor da Assessoria Correcional no Extrajudicial, Carlo Sugamosto Filho, disse que as ações tomadas pela Corregedoria foram para auxiliar na prevenção da saúde dos cidadãos e colaboradores dos cartórios. Durante sua fala, Sugamosto defendeu, também, a necessidade da “padronização dos serviços prestados pelos cartórios por meio de suas centrais eletrônicas”.

A live na íntegra pode ser conferida clicando aqui.

Fonte: Assessoria de imprensa