G1 - Pandemia altera atendimento nos postos do Instituto de Identificação do Paraná; confira

G1 - Pandemia altera atendimento nos postos do Instituto de Identificação do Paraná; confira

Os agendamentos da Carteira de Identidade estão temporariamente suspensos no Paraná por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo a Polícia Civil.

Nesse período, apenas casos de urgência estão sendo atendidos para a emissão da primeira via do documento. Veja abaixo quais são eles.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Marcus Vinícius Michelotto, a medida busca evitar aglomerações nos postos do órgão estadual.

Por isso, quem precisa atualizar a documentação, mas não tem urgência, deve esperar o cenário epidemiológico no estado melhorar.

"O Instituto de Identificação do Paraná nunca fechou durante a pandemia, atendemos as pessoas com responsabilidade para evitar aglomeração em virtude dos índices ainda serem muito altos. Então, priorizamos hoje o atendimento para pessoas que realmente necessitam. Em qualquer atividade da área civil de cidadania, havendo a necessidade, a pessoa pode comparecer aos nossos postos, comprovar essa urgência e assim será atendido", disse.

Conforme a Polícia Civil, os moradores que precisam do novo RG com urgência devem comparecer ao posto do Instituto de Identificação da cidade e comprovar a necessidade.

Casos de urgência e documentos de comprovação

  1. Retirar medicamentos na farmácia: Receita médica.
  2. Internação hospitalar: Boletim de internação.
  3. Trabalho (contratação e concurso público): Contrato de trabalho e edital de nomeação.
  4. Viagem (a trabalho e situação de saúde): Notificação do trabalho e atestado médico.
  5. Operações Financeiras (celebração de contratos para compra/venda de imóveis e veículos): Contrato de compra e venda.
  6. Alteração de prenome dos transgêneros: Certidão de nascimento ou de casamento homologadas no cartório.

Casos não aceitos como urgência

  1. Foto está antiga
  2. RG está vencido (no período da pandemia o documento tem validade por prazo indeterminado)
  3. RG foi perdido: Só serão aceitos em caso de urgência comprovada. Nesse caso, a orientação é que a pessoa faça um Boletim de Ocorrência do extravio do Documento de Identidade.

Atendimento

Em Curitiba, o atendimento emergencial é realizado no Posto Central, na Rua Pedro Ivo, 386, das 10h às 16h.

Nas cidades do interior, os moradores devem verificar os horários especiais de atendimento. Para isso, a pessoa deve entrar em contato por telefone com o posto da região e confirmar os horários de atendimento.

Se for necessário ir a um posto de identificação, o cidadão deve adotar todas as medidas de segurança, como o uso de máscaras, manter a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e não levar acompanhantes.

2ª Via Fácil

No caso da segunda via do RG, os cidadãos devem fazer a solicitação pela internet. Para isso, devem acessar o site do Instituto de Identificação do Paraná e clicar na aba "Serviços". Ali, há o campo "Carteira de Identidade".

A ferramenta da Polícia Civil se chama "2ª Via Fácil" e começou a funcionar em outubro de 2020. O valor para emissão do RG é de R$ 38,30.

Segundo a Polícia Civil, a solicitação remota do documento é possível para quem já teve os dados digitalizados no Instituto de Identificação do Paraná ou no Detran do Paraná.

A emissão será feita com base nas informações registradas no banco de dados do estado.

Clique aqui para assistir a reportagem.

Fonte: G1