Após o lançamento em Curitiba, iniciativa do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR) levará conhecimento técnico e apoio jurídico a municípios com maior demanda de regularização fundiária
Lançada em Curitiba no mês de maio, a Caravana da Reurb já tem sua próxima parada confirmada: será em Guarapuava, no dia 18 de agosto, das 13h30 às 17h30, no Auditório – Unidade 1 da Faculdade Guarapuava.
Promovida pelo Registro de Imóveis do Brasil – Seção Paraná (RIB-PR), a Caravana é uma ação estratégica que busca capacitar tecnicamente prefeituras, servidores, representantes do Judiciário e demais agentes públicos para a aplicação efetiva da regularização fundiária urbana nos municípios, conforme a Lei n.º 13.465/2017.
Outras cidades já estão no radar do projeto, cujas datas e locais serão divulgadas em breve. O Paraná é o primeiro estado a receber a Caravana após a nacionalização do projeto, que teve origem em Santa Catarina, em 2024, e foi incorporado à estrutura do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) em 2025 e é promovida em parceria com apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR).
“A irregularidade imobiliária compromete direitos fundamentais, perpetua desigualdades e trava o desenvolvimento urbano. Por isso, queremos transformar a Reurb em realidade em todos os municípios paranaenses, oferecendo apoio técnico e jurídico”, destaca o presidente do RIB-PR, Luis Flávio Fidelis Gonçalves.
Além da mobilização de autoridades locais, a proposta é conscientizar a população sobre os benefícios de se ter um imóvel regularizado: segurança jurídica, acesso ao crédito, valorização patrimonial e possibilidade de participação em políticas públicas.
“O diferencial da Caravana é justamente unir conhecimento técnico, articulação com os municípios e ação prática. Cada encontro é uma oportunidade de construir um ambiente urbano mais justo e funcional”, afirma Clícia Roquetto, registradora de imóveis de Pinhão/PR e diretora de Regularização Fundiária do RIB-PR.
Resultados e impacto
A iniciativa já mostrou resultados expressivos em Santa Catarina, onde foi concebida. Em apenas nove meses, a Caravana contribuiu para a regularização de 42.739 imóveis, um crescimento de 40% em relação ao período anterior, com impactos positivos na economia e na redução da desigualdade social.
O Paraná agora avança nessa mesma direção, com ações que também visam aumentar a arrecadação municipal, qualificar o planejamento urbano e assegurar dignidade habitacional às famílias.
Além da Reurb urbana, o RIB-PR atua em outras frentes de regularização, como escolas estaduais e barracões industriais para municípios, em parceria com entes como a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB-PR), Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Serviço
Caravana da Reurb – Guarapuava
- 18 de agosto de 2025
- Das 13h30 às 17h30
- Auditório – Unidade 1 da Faculdade Guarapuava
- R. Novo Ateneu, 1015 – Vale do Jordão, Guarapuava/PR
Para se inscrever, clique aqui.
Fonte: RIB Paraná