Anoreg/PR conversa com diretora do Hospital Pequeno Príncipe sobre o apoio dos cartórios à saúde infantil

Anoreg/PR conversa com diretora do Hospital Pequeno Príncipe sobre o apoio dos cartórios à saúde infantil

103 serventias em todo o país já contribuem ativamente com o instituto 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), em uma entrevista exclusiva com a diretora do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Ety Cristina Forte Carneiro, teve a oportunidade de entender como a colaboração dos cartórios contribui diretamente para a sustentabilidade financeira do local. Durante a conversa, a diretora destacou o impacto deste apoio, que contribui para a manutenção dos atendimentos e para pesquisas voltadas à saúde infantil. A entrevista também trouxe detalhes sobre o trabalho realizado pelo hospital, referência nacional no atendimento pediátrico, e como o apoio de outras instituições, especialmente por meio de iniciativas como essa dos cartórios, é importante para garantir tratamentos de qualidade para milhares de crianças.

Há mais de um século, o Complexo Pequeno Príncipe é referência nacional no cuidado com a saúde de crianças e adolescentes. Composto pelo Hospital Pequeno Príncipe, Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e Faculdades Pequeno Príncipe, o complexo filantrópico tem como missão oferecer assistência médica de excelência e atuar na defesa dos direitos infantojuvenis e no avanço da pesquisa científica.

Ao longo de 104 anos de história, a instituição tornou-se um dos maiores centros pediátricos do país, recebendo pacientes de todas as regiões. No campo da pesquisa, o instituto vinculado ao complexo desenvolve estudos em diagnósticos e tratamentos de doenças complexas da infância.

Diversas iniciativas foram criadas ao longo dos anos com o objetivo de fortalecer o Hospital Pequeno Príncipe e garantir a continuidade dos seus serviços. Entre essas ações, destacam-se parcerias com outras instituições e programas voltados para a captação de recursos, como o Projeto O Melhor Cuidado, criado em 2024 exclusivamente para os cartórios.

No eixo da assistência hospitalar e ambulatorial, o projeto visa apoiar a realização de 500 atendimentos a crianças e adolescentes, por meio da aquisição de materiais e insumos de qualidade. No eixo do pleno funcionamento do HPP, a iniciativa busca assegurar o fornecimento de cem mil refeições para pacientes, familiares e profissionais, contribuindo para a saúde e bem-estar de todos os envolvidos no ambiente hospitalar.

Além disso, o eixo da promoção das práticas humanizadoras se dedica à realização de atendimentos psicológicos e sociais. O projeto destina-se a financiar os salários e encargos de profissionais de psicologia e assistência social por seis meses, garantindo cerca de 4.320 atendimentos durante esse período.

Em uma entrevista exclusiva à Anoreg/PR, a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Ety Cristina Forte Carneiro, destacou a importância dessa parceria e como os cartórios podem contribuir ainda mais para iniciativas sociais e de saúde.

Confira a entrevista na íntegra:

Anoreg/PR - Para além da destinação do Imposto de Renda, de que forma os cartórios podem ajudar a ampliar a visibilidade dessa causa e engajar ainda mais pessoas e instituições na luta pela sustentabilidade financeira do Hospital Pequeno Príncipe?

Ety Cristina Forte Carneiro - O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição única no Brasil, porque reúne 47 especialidades e outras áreas de pediatria e trabalha de forma integrada à excelência técnico-científica à humanização. Isso só é possível com o apoio da sociedade e os cartórios têm tido uma participação importante que pode ser ainda maior.

Temos o privilégio de contar com cerca de cem cartórios que nos apoiam, além da destinação do Imposto de Renda, os cartórios que já conhecem nossa causa têm papel importante na conexão de novos apoiadores.

Seria muito interessante também se os cartórios nos apresentassem aos seus clientes. Temos um projeto muito legal chamado Testamento pela Vida, iniciativa por meio da qual pessoas físicas podem registrar, em testamento, o desejo de doar parte dos seus bens para o Hospital Pequeno Príncipe. Essa é forma de eternizar a sua história e contribuir para transformar, e salvar a vida de milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Essa prática de doação é muito comum fora do Brasil, mas ainda pouco conhecida aqui.

Divulgar nossos eventos e nossa instituição, nos grupos de relacionamento e redes sociais também é uma forma de contribuir. Indicar colegas registradores e notários para que a equipe do Hospital possa apresentar o Pequeno Príncipe e formas de apoio, além de abrir espaço para falas e apresentações em eventos com titulares. Essas são formas que contribuem muito conosco.

Anoreg/PR - Como surgiu a parceria entre o Complexo Pequeno Príncipe e os cartórios para viabilizar a destinação de parte do Imposto de Renda Devido para projetos sociais da instituição?

Ety Cristina Forte Carneiro - A parceria começou em 2017, com dois titulares de cartórios de Curitiba e Região Metropolitana que conheceram o trabalho que o Pequeno Príncipe desenvolve. A partir de 2019, houve um grande salto no número de parceiros, com a participação ativa da equipe do Pequeno Príncipe nos eventos da classe e com uma maior aproximação com titulares de cartórios, que passaram a indicar o apoio à instituição a seus colegas, fomentando ainda mais a possibilidade de destinação do IRPF.

Anoreg/PR - De que forma os cartórios podem contribuir efetivamente para o financiamento dos projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe por meio da renúncia fiscal?

Ety Cristina Forte Carneiro - Há 3 formas de apoio por meio das quais os titulares de cartórios podem apoiar o Pequeno Príncipe via destinação do Imposto de Renda:

 Apoio mensal*

Pagamento de 100% do carnê-leão mensal + solicitação de um boleto equivalente a 6% do valor total do carnê-leão do mês.

Apoio pontual*

No final do ano-calendário, é possível realizar o pagamento de um boleto único correspondente a 6% do total do carnê-leão pago durante o ano. Para facilitar, o valor pode ser parcelado, desde que todos os boletos sejam quitados até o último dia bancário do ano.

Apoio diretamente na declaração do IR

Durante o período de declaração, é possível destinar até 3% do IR Devido – seja a pagar ou a restituir – diretamente no programa da Receita Federal.

*Nas duas primeiras formas de doação, de “apoio mensal” e de “apoio pontual”, o valor é pago em 2025, mas o apoio deve ser inserido somente na declaração do Imposto de Renda de 2026. Se, em 2026, você tiver IR a pagar, a doação será descontada desse valor; e, se tiver IR a restituir, o valor da doação será somado à sua restituição.

Anoreg/PR - Além da destinação do Imposto de Renda, existem outras formas pelas quais os cartórios podem apoiar o Hospital e seus projetos?

Ety Cristina Forte Carneiro - Temos muitas opções de formas de apoio. Desde a compra de cotas de patrocínios nos eventos que realizamos ao longo do ano, por exemplo. Mas temos também as opções de doações diretas, com a doação de um único valor, ou de uma doação contínua por meio de uma contribuição mensal, tais que podem ser feitas pelo doepequenoprincipe.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR