Aripar – Registro de Imóveis em Foco: conheça o 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina

Aripar – Registro de Imóveis em Foco: conheça o 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina

Serventia se consolida em excelência a partir da gestão e inovação tecnológica

No “Registro de Imóveis em Foco” deste mês, a Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) apresenta o 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina. São 80 anos de história da serventia no município, localizado no norte do Paraná.

Com o início das atividades em 1941, o 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina teve como primeiro titular, o registrador Milton Macedo Ribeiro até outubro de 1986. Naquele ano, quem assumiu a delegação foi o titular Alex Canziani Silveira, onde atua até os dias atuais. “A excelência está na constante busca por aperfeiçoamento, tecnologias e desenvolvimento humano”, afirmou Alex Canziani, titular da serventia há 35 anos.

Alex Canziani, titular da serventia há 35 anos

Acompanhando as constantes atualizações legais, decorrentes dos fatos e fenômenos sociais, o 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina se consolida como um vetor para a constituição de direitos reais e de publicidade de instrumentos legais e modernos, a exemplo, segundo o titular, das regularizações fundiárias, dos inventários e partilhas extrajudiciais, do georreferenciamento, das retificações administrativas, incorporações imobiliárias, instrumentos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), ao Condomínio de Lotes, Condomínio Urbano Simples, além de centenas de outros importantes atos decorrentes das transações imobiliárias e também de interesse público.

Excelência a partir da gestão e inovação tecnológica

O cartório é reconhecido por elevado padrão de excelência. Para o titular da serventia isso se deve ao fato do cuidado. “Temos o propósito de bem atender e gerar satisfação para os usuários. Não poupamos esforços para implementar os melhores processos na gestão”, completou Canziani. Sobre os processos, vale destacar que o cartório conta com a consultoria da Txai Desenvolvimento, a fim de aprimorar, cada vez mais, seus serviços.

Uma das preocupações do cartório eram as questões de acessibilidade, por este motivo foi desenvolvida uma ferramenta no site da serventia (https://2rilondrina.com.br/). Esta funcionalidade auxilia a comunicação em libras para pessoas portadoras de deficiência auditiva. “Todo esse investimento, além de aumentar o nível de satisfação do usuário, já rendeu para o cartório reconhecimento nacional em premiações do segmento”, afirmou o titular.

O 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina conquistou a categoria Diamante no Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR de 2020. “Neste ano de 2021, o cartório foi atrás de novos desafios no caminho da excelência. Estamos participando do Great Place To Work (GPTW)”, a premiação aponta quais são os melhores lugares para se trabalhar. “Realizaremos, em breve, a auditoria de manutenção da norma NBR 15906:2010”, completou.

Mas as ações não param por aí. A serventia também participa de diversos programas e ações sociais. “Com isso, visamos retribuir para a sociedade tanta confiança e reconhecimento ao longo desses 80 anos de atuação”, ressaltou Canziani.

São ações como o Circuito Cultural Todas as Artes para Todas as Partes IV, com diversos projetos e apresentações artísticas, e os 64 anos da Concha Acústica de Londrina. O evento foi organizado pelo Circuito de Artes e Conceitos de Londrina, em projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A instalação artística foi idealizada pelo artista plástico Danillo Villa e teve o patrocínio do 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina.

Outra ação inovadora e reconhecida nacionalmente é o Conselho de Usuários. “Essa iniciativa tem por objetivo ouvir as partes interessadas para elevar a prestação dos serviços ofertados pela serventia à sociedade, através desta relação mútua de cooperação, confiança e parceria”, afirmou o titular.

“Longe de se resumir a carimbos ou outros pejorativos, a atividade registral e o 2º RI de Londrina se revelam como de extrema valia para uma sociedade organizada e pujante, renovando-se a cada dia, dentro de uma base jurídica e principiológica consolidada”, disse. O titular afirmou, ainda, que o trabalho e a atuação “são dotados de credibilidade social, porque fornecem segurança jurídica e são reconhecidos no art. 236, da Constituição, regulamentados pela Lei 8.935/1994 e regidos pela Lei 6.015/1973 (Lei de Registros Públicos)”.

Sobre o futuro, o titular é confiante. “Estamos fazendo no presente ações para garantir, cada vez mais, o aperfeiçoamento nos processos e serviços prestados. Bem como investimento no capital humano e tecnológico”, afirmou.

Canziani finalizou dizendo que os serviços prestados aos usuários do 2º RI de Londrina conferem, não apenas a segurança jurídica, que é uma base fundamental, mas garantem um serviço ágil, fácil e seguro, pautado do início ao fim pela qualidade e a excelência.

 

Como participar do Projeto “Registro de Imóveis em Foco”

Os interessados em participar do projeto, com compartilhamento de campanhas sociais, momentos históricos e que influenciaram de forma positiva a sociedade em que o Registro de Imóveis está inserido, devem enviar um e-mail para ariparcomunica41@gmail.com. A partir das informações iniciais, a equipe de Comunicação entrará em contato para produção da reportagem.

 

Compartilhe ideias e inovações, faça parte do “Registro de Imóveis em Foco”!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Aripar