Evento foi realizado na Biblioteca do TJPR, no dia 8/10, com a presença de desembargadores, magistrados, servidores e advogados
A Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) apresentou, na quarta-feira (8/10), a Roda de Conversa “Notários e Registradores - Papel Orientativo e sua Capilaridade”, na Biblioteca do TJPR, com a presença do diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Roberto Portugal Bacellar; da corregedora da Justiça do TJPR, desembargadora Ana Lúcia Lourenço; e da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Débora Cassiano Redmond. “A nossa gestão tem sido mais orientar do que punir, os cartórios evoluíram muito e prestam um excelente serviço”, afirmou a desembargadora Ana Lúcia Lourenço.
O diretor-geral da Ejud-PR observou que o caráter orientativo e punitivo da Corregedoria no foro extrajudicial promove o exercício da cidadania. “Os cartórios oferecem o acesso à Justiça e à documentação para todos os cidadãos”, frisou o desembargador Roberto Bacellar. A juíza Débora Redmond ressaltou a importância da capilaridade dos cartórios na vida das pessoas, especialmente nas cidades do interior do estado. “Hoje vemos que o cartório está presente onde está o cidadão. É o estado presente para garantir a cidadania”, disse a juíza, durante a Roda de Conversa.
Diálogo com o Foro Extrajudicial
Na atual gestão, está sendo priorizado o diálogo com o Foro Extrajudicial, com visitas às comarcas e valorização das necessidades locais. A corregedora da Justiça falou da importância do projeto “Registre-se”, para oferecer cidadania às pessoas socialmente vulneráveis e oferecer documentação às comunidades indígenas. A desembargadora anunciou a criação do projeto “Cartório Acolhedor”, para oferecer trabalho em cartórios para mulheres em situação de violência doméstica, e exaltou o projeto de conciliação e mediação nos cartórios desenvolvido em parceria com a 2ª Vice-Presidência do TJPR. Outro tema da conversa foi a publicação do boletim bimestral, que registra as diversas ações da Corregedoria, além da criação de uma revista sobre o Foro Extrajudicial, com informações, artigos e registros da história dos cartórios no Paraná.
O projeto "Rodas de Conversa” é desenvolvido pela Ejud-PR com o objetivo de criar um ambiente de convivência e reflexão crítica sobre temas relevantes para o sistema de justiça, a partir de metodologias participativas que valorizam a horizontalidade, a pluralidade de vozes e o intercâmbio entre saberes e experiências humanas diversas, estimulando a transdisciplinaridade.
Fonte: TJPR