Live teve a presença de representantes do Registro Civil e de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) realizou, nesta sexta-feira, 7 de agosto, uma live para debater sobre o tema “O Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, sua importância e inovações”. Participaram do encontro, a presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), Elizabete Regina Vedovatto, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Paraná (IRTDPJ-PR), Maximino César Lisboa e, como mediador, o assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior. A atividade foi transmitida nos perfis oficiais da Anoreg/PR, no Facebook e Youtube.
Para iniciar aos trabalhos, o assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior, deu as boas-vindas aos convidados e fez uma apresentação sobre o tema proposto. Falou sobre a função do Registro de Títulos e Documentos, bem como a respeito do envio eletrônico de documentos. “A conscientização da população é de imensa importância, principalmente no que tange aos documentos digitais”, disse.
O presidente do IRTDPJ-PR, Maximino César Lisboa, também reforçou a importância dos serviços digitais oferecidos para a população. “Com esse momento de pandemia, devemos nos reinventar, criar um novo tempo no envio de atos, feitos à distância. Nesse sentido, o RTDPJ está preparado para atender toda a sociedade, por meio de nossa central eletrônica, com comodidade e rapidez”, considerou Lisboa.
Na sequência, a presidente do Irpen/PR, Elizabete Regina Vedovatto, destacou a necessidade de se adaptar ao serviço eletrônico. “Tendo como exemplo a CRC Nacional, antes mesmo da pandemia conseguimos atender a todos os brasileiros por meio da plataforma, de forma rápida e prática”, disse. “Abordar esse tema com os registradores é sempre interessante, porque trata de cidadania. Na live tentamos esclarecer os formatos que podemos fazer documentos, como certidões de óbitos e de nascimentos, além de apresentar o que pretendemos para o futuro, como implementar os registros eletrônicos nos cartórios de Registro Civil”, comentou.
O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, pontuou os principais reflexos da pandemia para os serviços registrais, como os prazos e a breve suspensão da atividade em um momento inicial do período de pandemia. Paiva defendeu diferentes formas de adequar os registros ao formato totalmente eletrônico. “Cito, como exemplo, os Ofícios da Cidadania, serviço de grande valia, disponível em praticamente todos os municípios brasileiros”, disse.
Durante a atividade, Lamana Paiva também apresentou um vídeo sobre os cuidados promovidos pelos cartórios gaúchos durante a pandemia. “É preciso pensarmos em nosso trabalho como um todo, para voltarmos com mais força e, assim, fazermos muito mais pela sociedade, graças à competência dos notários e registradores, sem deixar de cuidar dos nossos colaboradores, usuários e ambiente de atendimento”, finalizou.
A live na íntegra está disponível nas redes sociais da Anoreg/PR e pode ser conferida clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa