A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) promoveu, nesta sexta-feira (25), live sobre “A evolução do RCPJ: mudanças na pandemia que vieram para ficar”. A atividade foi transmitida nos perfis oficiais da Associação no Facebook, Instagram e YouTube.
Ao abrir os trabalhos, o assessor jurídico da Anoreg/PR Fernando Abreu Costa Júnior destacou que a atividade do Registro Civil de Pessoa Jurídica (RCPJ) “possibilita a melhoria do ambiente de negócios para o País, visto que garante autenticidade, segurança, publicidade e eficácia dos atos constitutivos e suas posteriores alterações, referentes às pessoas jurídicas de direito privado, que não exercem atividade empresarial”. Além disso, destacou a importância da Central Eletrônica do RTDPJ e a oferta dos serviços digitais.
Na sequência, a presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Brasil - Seção do Paraná (IRTDPJ-PR), Elisa de Fátima Dudecke Azevedo, comentou sobre a evolução dos serviços e como a tecnologia pode contribuir para a entrega aos usuários. “Durante a pandemia sentimos na prática diversas mudanças. Houve um aumento significativo na procura pelos serviços eletrônicos onde tivemos que nos adequar e isso foi um grande avanço. Ainda temos muito a evoluir com as ferramentas tecnológicas e essas mudanças certamente serão consolidadas no futuro”.
Durante a live, a oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJ) de Ouro Preto/MG, Vanuza Arruda, destacou as principais mudanças que a especialidade passou com a pandemia de Covid-19. “O RDPJ existe em função da sociedade e para atender a ela, assim como outros dois órgãos registrais que são as Juntas Comerciais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo que os três, precisam se atualizar constantemente. E com a pandemia, foram aprovadas diversas leis para que o país não parasse, adaptando serviços e atividades de maneira virtual”.
Vanuza destacou, ainda, que a edição do Provimento 95, por exemplo, definiu importantes questões de atuação durante a pandemia. “O recebimento de documentos em forma eletrônica, com a utilização de um certificado digital, foi uma das possibilidades, comprovando claro, a autoria e a integridade dos arquivos. Assim, nós conseguimos enquanto profissionais da área e trabalhando em conjunto com os demais cartórios, modernizar os serviços e atender os interessados da melhor maneira possível”.
A íntegra da atividade pode ser conferida clique aqui.
Fonte: Assessoria de Imprensa