O Paraná possui mais de 600 tabelionatos de notas distribuídos em todos os seus municípios
Eles realizam serviços que garantem celeridade, cidadania e segurança à população. São por esses e outros motivos que a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) parabeniza todos os notários e, principalmente, os paranaenses pelo Dia Internacional dos Notários, celebrado neste dia 02 de outubro.
O Paraná possui mais de 600 tabelionatos de notas distribuídos em todos os seus municípios. Segundo dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), somando todos os ofícios desta especialidade, 469 procurações e 325 escrituras de compra e venda são lavradas por dia, em média, no estado.
O Dia Internacional dos Notários
O dia 02 de outubro ficou conhecido no mundo todo como uma data dedicada a homenagear os notários. Sua importância para a economia mundial é reconhecida por todos os organismos internacionais, principalmente por desafogar os trâmites judiciais e evitar conflitos.
No mundo, seu surgimento está ligado ao início das civilizações humanas, justamente pela necessidade que o homem sentiu de registrar dados sobre pessoas, construções e diversos aspectos da sociedade. Hoje, compete ao notário garantir segurança jurídica aos procedimentos sociais. Há tabeliães em mais de 100 países do mundo que atendem cerca de dois terços da população mundial, praticando os mesmos atos feitos aqui no Brasil, como reconhecimento de firma, testamentos, procurações, etc.
E você sabia que esses profissionais podem ter um papel importante no combate à lavagem de dinheiro? Não! Então saiba mais aqui.