“Evoluímos 50 anos em 5 meses em razão da pandemia”

“Evoluímos 50 anos em 5 meses em razão da pandemia”

Em entrevista à Anoreg/PR, o acadêmico e registrador de imóveis Luis Flávio Fidelis fala sobre a importância da atividade extrajudicial para os paranaenses

Atual titular do 1º Registro de Imóveis de Curitiba, Luis Flávio Fidelis Gonçalves é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e e pós-graduado em Direito administrativo e em Direito Notarial e de Registro.

Ingressou na atividade notarial e de registro por concurso público em 2009, sento Oficial da Serventia Distrital de Ferraria, em Campo Largo (PR) entre 2009 e2017. Em 2017, novamente por concurso público, foi removido para o 1º Registro de Imóveis de Curitiba (PR), o qual exerce a titularidade até hoje.

É professor convidado da Universidade Positivo para o curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário, ministrando aulas sobre Incorporação Imobiliária e Alienação Fiduciária. Além disso, foi membro da Banca do 3º Concurso para ingresso e remoção na atividade notarial e de registro do Estado do Paraná.

Acadêmico detentor da 15ª Cadeira na Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral, o registrador concedeu entrevista à Anoreg/PR para falar sobre as mudanças nos serviços extrajudiciais e a importância da Academia para estudos do Direito Notarial e Registral. Confira abaixo a entrevista na íntegra. 

Anoreg/PR – Como avalia a importância do trabalho promovido pelos cartórios extrajudiciais em prol da população e da desjudicialização? 

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - A importância do trabalho realizado pelos Cartórios não é reconhecida nem pela população, nem pelo Poder Público. A quantidade de litígios que o foro extrajudicial evita que chegue ao Poder Judiciário é tão elevada, que chega até a ser difícil calcular o quanto que gera de economia de tempo e dinheiro ao erário. Questões que antigamente desaguavam no Poder Judiciário e que levavam anos para serem resolvidas, hoje em algumas semanas se resolvem de forma pacífica e com um custo consideravelmente menor. 

Anoreg/PRDurante a pandemia, os Cartórios passaram por uma grande revolução tecnológica, efetivando grande parte dos atos de forma online. Como avalia a presença da tecnologia na prestação de serviços dos cartórios? 

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - Eu digo que evoluímos 50 anos em 5 meses em razão da pandemia. Mesmo os mais avessos à tecnologia passaram a adotá-la de forma abrangente primeiro como forma de sobrevivência financeira e segundo para que os serviços extrajudiciais tão importantes para a população permanecessem sendo prestados com excelência. 

Anoreg/PR – Tendo em vista que é titular de Cartório e diretor de associação que representa os registadores de imóveis paranaenses, além de fazer parte da diretoria da Anoreg/PR, como avalia a importância de estimular os estudos para aprofundar o conhecimento sobre o foro extrajudicial?  

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - O Estado do Paraná é um celeiro de profissionais com extrema capacidade intelectual. Precisamos fomentar os estudos sobre o foro extrajudicial para que tenhamos cada vez mais espaço no cenário nacional como referência no estudo da matéria. Acredito que a Academia Paranaense de Direito Notarial e de Registro veio para isso, para ser o centro dos estudos relativos ao tema no Estado do Paraná.

Anoreg/PR – Qual sua visão sobre o futuro da atuação extrajudicial na prestação dos serviços? 

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - Acredito que a atividade notarial e de registro terá que superar o desafio diário de se adequar às necessidades tecnológicas sem descuidar dos princípios e técnicas basilares que sustentaram a atividade por tantos séculos. 

Anoreg/PR – Atualmente, o senhor é detentor da Cadeira n. 15 na Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral. Como avalia a iniciativa dos institutos membros na criação da Academia? 

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - Histórica. Sensacional. A mera existência de uma academia com esse tema tão importante na vida da população já é motivo de alegria aos paranaenses que trabalham com o foro extrajudicial. 

Anoreg/PR – Quais são as suas expectativas com os estudos que poderão ser desenvolvidos na Academia Paranaense? 

Luis Flávio Fidelis Gonçalves - Espero que esse ano a gente consiga desenvolver estudos mais concretos, que possam balizar as tomadas de decisões tanto da nossa própria atividade, quanto do Poder Público que fixa e interpreta as normas estaduais.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/PR