Gestão documental é tema de live da Anoreg/PR

Gestão documental é tema de live da Anoreg/PR

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) promoveu, nesta sexta-feira, 21 de agosto, a live intitulada “Gestão Documental no Extrajudicial: Uma nova maneira de pensar o documento”. Participaram do encontro, a presidente da Anoreg/PR, Mônica de Macedo Dalla Vecchia, a servidora pública federal do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Carla Concepción Zanella Kantek e, como mediador, o assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior. A atividade foi transmitida pelos perfis oficiais da Anoreg/PR no Facebook, Instagram e Youtube.

A live teve início com a apresentação do tema proposto, realizada pelo assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior, que explicou, também, o objetivo das lives da entidade: trazer conhecimento, sobre tópicos específicos, para os colegas do Paraná. “O assunto de hoje é extremamente novo para o extrajudicial, mas temos que ter a consciência da imensa relevância da segurança jurídica que ele propicia”, ressaltou.

Na oportunidade, a presidente da Anoreg/PR, Mônica de Macedo Dalla Vecchia, salientou a importância da gestão documental e da participação da representante do TRT-PR nos debates da Anoreg/PR. “O tema é de extrema importância para nós, agentes delegados, pois todas as especialidades do extrajudicial convivem diuturnamente com a questão da gestão de documentos. E nós, como profissionais do direito, em geral, não temos essa expertise no arquivamento de documentos, na própria gestão da nossa serventia. Assim, a nossa convidada pôde nos brindar com seu conhecimento” completou.

Durante a live, a servidora pública do TRT-PR, Carla Concepción Zanella Kantek, apresentou o conceito de documento, os processos de arquivamento e preservação – no caso dos documentos físicos – nas serventias extrajudiciais. Falou, ainda, sobre documentos digitais, suas peculiaridades e os cuidados que devem ser observados neste ambiente. “O processo eletrônico foi ganhando espaço e tomando forma. Por exemplo, no TRT-PR, só trabalhamos com processos eletrônicos, por meio de um sistema de informática criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, disse.

“Fico muito honrada pelo convite para participar da atividade, da troca de informações com a classe sobre o tema da gestão documental e sua evolução”, enfatizou Kantek, ao pontuar, também, o surgimento, a importância e a manutenção das centrais eletrônicas do serviço extrajudicial, que oferecem diversos serviços para a população de maneira virtual.

Ao final do encontro, o assessor jurídico da Anoreg/PR, Fernando Abreu Costa Júnior agradeceu a presença das convidadas e dos participantes, que prestigiaram o debate de forma virtual. A atividade na íntegra pode ser conferida clique aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa