Irpen/PR visita cartório reativado de Guaraqueçaba

Irpen/PR visita cartório reativado de Guaraqueçaba

Com programa de software instalado gratuitamente pela empresa Ansata, unidade inicia emissão de certidões de registros de forma ágil e tecnológica

Nos dias 12 e 13 de dezembro o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) visitou o município paranaense de Guaraqueçaba com o projeto Irpen na Comunidade. A parceria entre o Instituto e a Ansata consolidou o projeto de instalação do programa de emissão de certidões de registros para o cartório.

Na ocasião também foi celebrada a reabertura da unidade em uma cerimônia com a presidente da entidade, Elizabete Regina Vedovatto, que contou com as presenças do prefeito de Guaraqueçaba, Hayssan Colombes Zahoui, do vice-prefeito, Zito, do ex prefeito Riad Said Zahoui, além de moradores.

Nesta segunda visita à serventia, o Irpen/PR orientou e acompanhou de perto os desafios que enfrenta o cartório para atender todas as demandas da população, bem como auxiliou a registradora civil interina Elenise Maria do Nascimento em relação aos serviços prestados, iniciando também a operação do programa fornecido pela Ansata. Logo após a instalação do software, que garante resultados melhores no desenvolvimento das funções, as demandas que chegaram já obtiveram um direcionamento mais eficaz.

Elenise do Nascimento, que tem uma participação ativa de escuta e auxílio à comunidade, relata que encontra dificuldades para atender todos os casos que chegam com urgência. “Em algumas situações, tenho dificuldade em usar a CRC (Central de Registro Civil), mas com o sistema da Ansata vai ficar muito mais fácil de resolver” afirmou.

O sistema fornecido pela Ansata, vem para aperfeiçoar o trabalho, melhorar a logística do processo que antes precisava ser manual e que agora, pode ser feito em instantes. Após ser instalado, os registros já foram feitos, uma vez que o programa visa aprimorar a emissão de certidões.

Para Ivã Simões de Miranda, professor de 54 anos “não existem palavras para explicar como facilita nosso acesso aos serviços tendo o cartório. Antes precisávamos viajar para longe, é muito demorado, perdíamos um dia todo de trabalho” disse. Ele acompanhou a desativação e relata que foi um período conturbado. “Ficava perguntando para todos quando ia voltar a funcionar. Aqui no cartório os funcionários são muito prestativos, fazem de tudo para nos ajudar a resolver as questões” afirma.

É de comum acordo entre os moradores da região o quanto a desativação do cartório foi um problema com relação aos registros. A professora, Katia Miranda, de 39 anos, reforça a importância de ter um cartório na região, “principalmente por conta da questão das crianças serem registradas onde moram, para que haja controle e melhor distribuição de renda e verba pública, para que todos sejam beneficiados” disse.

O prefeito da cidade, Hayssan Colombes Zahoui, frisou a importância que a reabertura do cartório e seu pleno funcionamento têm para a vida da população que reconhece o local como parte histórica da cidade. Na reinauguração ele se pronunciou dizendo que “hoje é um dia especial para a população guaraqueçabana que tem sua dignidade restaurada com o cartório reaberto. O momento é de reencontro da população com algo que fez parte da vida de muitos” afirmou.

Depois da reinauguração do cartório de Registro Civil e Notas do município e a implementação do software da Ansata, a registradora civil, Elenise do Nascimento deu continuidade ao trabalho com mais aptidão. “Precisava de algo que me ajudasse como esse sistema” afirmou.

Paulo Conceição de Oliveira, professor de 52 anos, foi um felizardo que conseguiu resolver sua pendência em pouco tempo devido à implementação do software da Ansata. Ele conta que esperava há meses para resolver uma pendência, então quando soube que a unidade estava funcionando novamente, não hesitou em tomar as medidas necessárias para se ausentar do trabalho e resolver suas questões. “Estou feliz por ter conseguido. É muito boa essa mudança que está acontecendo aqui, tem que acompanhar a tecnologia, o serviço rápido e bem feito facilita a nossa vida e já facilitou a minha”, concluiu.

Esta visita marcou mais um compromisso de cidadania cumprido pelo projeto Irpen Na Comunidade.

   

 

Fonte: Irpen/PR