Atualmente, 81 cartórios de todo o país já contribuem ativamente com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), o maior centro pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba/PR. Por meio de doações regulares e campanhas solidárias, esses cartórios ajudam a transformar vidas e a viabilizar atendimentos médicos de alta complexidade, pesquisas científicas e programas sociais que impactam milhares de crianças e adolescentes.
Segundo o relatório da instituição, dos 81 cartórios engajados, 64 são do Paraná, 8 de São Paulo, 3 do Rio de Janeiro, 2 do Piauí, 2 de Santa Catarina, 1 do Acre e 1 do Distrito Federal. Esses números destacam o potencial de engajamento em prol da saúde infantojuvenil, mas também reforçam a necessidade de maior adesão: o Brasil conta com mais de 13 mil cartórios espalhados por todo o território.
Os cartórios interessados em se juntar a essa causa podem contribuir de diversas maneiras. Além de destinações financeiras, é possível participar promovendo campanhas internas entre colaboradores, clientes e a comunidade. Há também a possibilidade de atuar como multiplicadores, divulgando a causa em eventos e reuniões da classe. O Pequeno Príncipe disponibiliza canais específicos para auxiliar as serventias interessadas. Além disso, periodicamente, são organizados encontros e eventos para compartilhar resultados e boas práticas, fortalecendo ainda mais essa rede de solidariedade.
A história do Hospital Pequeno Príncipe é uma prova de que a solidariedade transforma vidas. Os cartórios brasileiros têm a oportunidade de ser protagonistas dessa transformação, ampliando o impacto de suas atividades para além das paredes de suas serventias. Se hoje 81 cartórios já fazem a diferença, imagine o que poderá ser alcançado com a adesão de mais unidades. É um convite para que cada cartório se torne parte dessa rede, contribuindo para um futuro onde mais vidas possam ser salvas e mais histórias transformadas.
“Por força do projeto de destinação do IRPF, recebi em nossa serventia a visita de representantes do HPP e tive oportunidade de aprender um pouco mais sobre a complexidade dos atendimentos, a seriedade no trato com os recursos, o cuidado com cada paciente, a amplitude dos serviços com mais de 30 especialidades e tudo o mais que realizam. A cada ano, a instituição toma o cuidado de prestar contas e demonstrar os resultados obtidos com os investimentos fruto dos valores angariados dos contribuintes. As práticas humanizadas, com atenção às dimensões emocional e social, são impressionantes e essenciais para o bem-estar de crianças e adolescentes. Com mais de cem anos de história, o HPP é moderno e constantemente inovador, servindo como ambiente de ensino e pesquisa”, afirma Gabriela Almeida Marcon Nora, titular do 1º Registro de Imóveis de Cascavel/PR. Ela ainda complementa: “Cada um fazendo a sua parte, juntos somamos em prol da saúde de jovens por todo o Brasil.”
Como apoiar o Hospital Pequeno Príncipe por meio da destinação de Imposto de Renda
A legislação brasileira permite que empresas e cidadãos direcionem parte do Imposto de Renda para projetos sociais, promovendo a transformação em áreas como saúde, direitos das crianças e adolescentes, esporte, cultura, e apoio a pessoas com deficiência, idosos e pacientes com câncer. Essa prática, regulamentada pela Lei 8.069/90 (art. 260), é uma forma de fortalecer causas por meio da renúncia fiscal.
No Brasil, o potencial de doação do Imposto de Renda de pessoas físicas é de aproximadamente R$ 12 bilhões, segundo dados da Receita Federal. No entanto, apenas 2,28% desse valor foi destinado a instituições filantrópicas em 2023.
O Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em pediatria, está entre as instituições que podem receber esses recursos, permitindo a realização de tratamentos médicos e programas que beneficiam milhares de crianças e adolescentes anualmente. Até o dia 27 de dezembro, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido para apoiar essa causa.
“As doações, especialmente via Imposto de Renda, são cruciais para que possamos continuar oferecendo o melhor atendimento possível, com qualidade técnica, acolhimento humanizado e suporte integral às crianças e suas famílias.” destaca Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe.
Formas de apoio
Apoio mensal
Empresas ou cidadãos podem contribuir mensalmente por meio do pagamento de 100% do carnê-leão e a solicitação de um boleto equivalente a 6% do valor total do carnê-leão do mês.
Apoio pontual
No final do ano-calendário, é possível realizar o pagamento de um boleto único correspondente a 6% do total do IRPF pago ao longo do ano. Para facilitar, o valor pode ser parcelado, desde que todos os boletos sejam quitados até o dia 27 de dezembro de 2024.
Apoio diretamente na declaração do IR
Durante a declaração do Imposto de Renda de 2025, o contribuinte pode destinar até 3% do IR devido – seja a pagar ou a restituir – diretamente pelo programa da Receita Federal.
Nas duas primeiras formas de doação, o apoio será declarado no momento da entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025, e o valor pago em 2024 será abatido do IR a pagar ou somado ao IR a restituir.
Como doar seu Imposto de Renda?
Certificar-se que a declaração de IR seja realizada pelo modelo completo.
Calcule até 6% do imposto devido (o contribuinte pode usar o simulador disponível).
Solicitar o boleto de doação até o dia 27 de dezembro de 2024 à instituição para a qual se pretende destinar o recurso (contato com o Pequeno Príncipe pode ser realizado pelos telefones: (41) 99962-4461 ou 2108-3886 ou pelo e-mail doepequenoprincipe@hpp.org.br)
Efetuar o pagamento do boleto e guardar o comprovante para incluir o valor no momento da declaração.
Entre em contato e faça sua doação
Fale diretamente com a equipe do Hospital Pequeno Príncipe e contribua para transformar vidas.
(41) 99962-4461 ou 2108-3886 ou pelo e-mail doepequenoprincipe@hpp.org.br