Conheça a trajetória de Mariana Reis Cartaxo Justen à frente do cartório de RTDPJ de Fazenda Rio Grande

Conheça a trajetória de Mariana Reis Cartaxo Justen à frente do cartório de RTDPJ de Fazenda Rio Grande

O Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Fazenda Rio Grande, no Paraná, começou sua trajetória em 1990, inicialmente a serventia estava acumulada com o Registro Civil da comarca. Com a necessidade de especialização dos serviços, a serventia tornou-se independente, focando no registro de títulos, documentos e atos relacionados a pessoas jurídicas.

Atualmente, o cartório que atende a cidade de Fazenda Rio Grande e os municípios de Mandirituba e Agudos do Sul, está localizado no Edifício Cordilheira, na Rua César Carelli, número 90, no centro da cidade.

No dia 1º de março de 2023, a titularidade foi assumida por Mariana Reis Cartaxo Justen, que viu no serviço extrajudicial uma oportunidade de atuar mais perto da população. "Foi realmente um sonho para a minha vida. Senti-me realizada quando assumi o cartório. Gostei muito da cidade, de toda a sua estrutura e das pessoas. Senti uma boa energia aqui”, afirmou a titular ao compartilhar sua experiência. Contou também que em sua trajetória foi assessora jurídica de juiz de primeiro grau e, por aprovação em concurso público, assumiu os cargos de Advogada Pública e, posteriormente, de Procuradora Municipal, funções estas que trouxeram experiências profissionais e de vida que a auxiliam no dia-a-dia do cartório.

Entre as principais atividades da serventia, destaca-se o registro de contratos e documentos, como de compra e venda, locação, documentos estrangeiros, Pet e garantias móveis. Esses registros garantem a autenticidade e proteção jurídica aos envolvidos, preservando os direitos e as obrigações de todas as partes. Além disso, são realizadas notificações extrajudiciais, permitindo que pessoas e empresas notifiquem terceiros de maneira oficial, seja para cobranças, avisos de descumprimento contratual ou comunicações de interesse legal.

Uma grande novidade do Registro de Títulos e Documentos é a possibilidade de um “registro sigiloso”, registro facultativo de um documento que só será acessível pelos apresentantes do documento e com a conservação eterna.

O cartório também é responsável pela constituição e alteração de pessoas jurídicas, como empresas, associações, fundações e ONGs. Esses serviços permitem o registro da criação de novas entidades, bem como a oficialização de mudanças, como a inclusão de sócios ou a atualização de endereços.
Em 2024, a serventia foi autorizada a participar do projeto piloto de Conciliação e Mediação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Com essa autorização, o cartório pode agora atender a diversas questões, como desentendimentos contratuais e problemas familiares, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de buscar soluções sem precisar recorrer ao sistema judiciário.

Com um ambiente acolhedor e uma equipe de profissional preparada, os cidadãos se sentem à vontade para esclarecer dúvidas e buscar orientações sobre a formalização de seus documentos e segurança jurídica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/PR